Você já deve ter ouvido falar sobre moda circular. Mas, afinal, o que significa este termo? Moda circular refere-se, basicamente, a indústrias que projetam os resíduos a fim de diminuir a poluição e possibilitar o uso de produtos e de materiais pelo maior tempo possível, o que inclui as indústrias que reciclam e reutilizam valorizando os ciclos naturais.

Para um termo que só apareceu em 2014, “circular” rapidamente se tornou um dos conceitos de sustentabilidade mais populares na indústria da moda. Marcas renomadas como Nike, Adidas e a Renner já aderiram a essa modalidade de produção. Para entender melhor o que é moda circular, leia este texto na íntegra. 

Projeto de resíduos

A economia de hoje é baseada, principalmente, em modelos lineares de ampla produção. Ou seja, extrair recursos da terra, da natureza, converter em produtos e descartar quando não forem mais necessários. Até pode haver algum reaproveitamento e reciclagem nesse processo, mas ainda há o “desperdício” no final.

Ao contrário disso, um método circular é muito mais sustentável, uma vez que mesmo que mais recursos naturais sejam extraídos, esses recursos serão reciclados pelo maior tempo possível por meio dos produtos usados ​​e reutilizados. E, quando a vida útil do material acabar, esses recursos podem ser facilmente reciclados, sem a necessidade de extrair novos recursos. Por isso, a moda circular requer um projeto dos resíduos e um design dos produtos para planejar e garantir as propriedades recicláveis e reutilizáveis do material. 

Produção sustentável e moda circular

No entanto, o modelo circular não é apenas um método não linear centrado em nenhum desperdício. Há também um cuidado com a “aceitação” e a “fabricação” das peças a fim de que a extração de recursos brutos e sua conversão em materiais sejam sustentáveis ​​e renováveis.

Fim da vida e moda circular

Um modelo circular de produção considera também a fase final de vida. Caso o produto não possa mais ser utilizado como um todo, pode ser parcialmente aproveitado ou reciclado na matéria-prima, podendo ser processado sem agredir o meio ambiente.

Resíduos e poluição: a moda precisa mudar

Menos de 1% das roupas são recicladas em roupas novas. A indústria da moda gera muitos resíduos por dia para todos no planeta. Para ilustrar esse ponto, imagine um aterro tão grande quanto a França cheio de roupas e tecidos descartados.

A indústria da moda de hoje não aumenta apenas um desperdício, é também uma poluente que usa cada vez mais matérias-primas originais, que exigem terra, água, petróleo e produtos químicos.

Crie uma indústria da moda circular

A moda circular é uma abordagem sistemática. Para transformar a indústria da moda  em um modelo circular, os seguintes aspectos precisam ser abordados.

Produção sustentável

O aspecto fundamental da abordagem da economia circular é a utilização de recursos naturais, devendo tanto as peças já fabricadas como as matérias-primas utilizadas para a produção serem recuperadas e regeneradas ao invés de se esgotarem e causarem poluição.

Uso de longo prazo

Isso inclui não apenas criar roupas, calçados e acessórios duráveis, mas também reconsiderar a propriedade por meio da revenda de modelos e redesenhar produtos existentes. 

Fácil de reciclar matérias-primas

Atualmente, os atuais sistemas e instalações de coleta, pós-processamento e reciclagem estão longe de ser suficientes para manter em circulação todas as roupas e calçados descartados, seja por meio de revenda, da remodelagem ou reciclagem. Assim, novas tecnologias estão surgindo para reciclar roupas, incluindo misturas, em fibras de qualidade semelhante às matérias-primas originais.

Devolva de forma fácil, rápida e segura todos os resíduos para a natureza

Embora termos técnicos como “biodegradação” e “compostagem” não sejam normalmente associados à moda, eles são processos-chave em uma abordagem circular, porque nem todos os resíduos podem ser totalmente projetados, portanto, os profissionais da moda precisam ter a certeza de tomar decisões acertadas. Caso não possa continuar a ser utilizado, o material deve retornar ao solo de forma rápida, fácil e sem contaminação.

O que não é moda circular

À medida que a moda circular ganha força no setor, seu significado também causa confusão.. A circularidade não é apenas uma questão de reciclagem de material. Não se trata apenas de revender, alugar ou projetar para a longevidade. Trata-se mais de reunir todas essas coisas e se preocupar também com o social.

Portanto, a moda circular não se resume à reciclagem e revenda de produtos. 

O futuro da moda circular

A circularidade, atualmente, não é o fim de todos os problemas para a indústria da moda.

Esse modelo tem potencial, mas ainda não existem marcas suficientes para manter a circulação, reutilização e descarte dos sistemas necessários sem danificar as peças ou o meio ambiente existentes. Além disso, há uma tendência contínua a produzir rapidamente novos produtos com materiais originais. Os avanços obtidos não são suficientes para compensar o crescimento.

No entanto, se você tentar adotar um modelo mais circular ou, até mesmo, optar por marcas que apostam na moda circular, poderá contribuir para reduzir o desperdício e a poluição.

Se você conseguiu compreender o que é moda circular e toda sua importância para o planeta, curta e compartilhe este texto!