Toda mulher que é mãe depois do nascimento da criança nota uma mudança no cabelo. É importante que você entenda porque a queda de cabelo acontece e como tratar, fique conosco até o final do post que iremos te explicar melhor todo esse processo.

A queda de cabelo após a gravidez é normal e ocorre em praticamente todas as mulheres, especialmente as que estão a amamentar.

A queda de cabelo pode começar cerca de 3 meses após o nascimento do bebé e é o resultado das intensas alterações hormonais que marcam esta fase da vida de uma mulher.

Uma dieta saudável, rica em vitaminas e minerais, ajuda a reduzir a queda de cabelo, mas há alguns cuidados extra que ajudam a manter o cabelo saudável.

Daremos dicas de como passar por essa fase:

1.    Tudo começa pela alimentação

Aumentar a ingestão diária de nutrientes é o segredo e, portanto, a mulher deve ter uma dieta saudável e equilibrada, variando constantemente o menu. Uma boa dica é não utilizar sobras do almoço para o jantar. Isto fará com que cada refeição seja diferente da outra, aumentando o conteúdo nutricional das refeições.

2.    Sucos fortes e vitaminas

Outra opção é beber 2 copos de sumo de fruta com vegetais diariamente, pois é uma forma de fornecer vitaminas e minerais ao corpo para fortalecer e fazer crescer o cabelo. As boas receitas para fortalecer o cabelo são: 1 cenoura + 1 maçã + 1 colher de sopa de nozes moídas e 1 cenoura com o sumo de 2 laranjas. Pode também preparar uma vitamina com iogurte natural, papaia, abacate e 1 castanha do Brasil.

3.    Estimule os seus fios com bons produtos

A utilização de shampoo, condicionador e soro para a queda de cabelo, utilizando marcas de boa qualidade como o Klorane, Phytoervas, Kerastase ou OX, por exemplo, ajuda a reduzir a queda de cabelo pós-parto, bem como a promover o crescimento de novos fios.

As ampolas de vitamina A também podem ser usadas para manter o cabelo bonito e hidratado, contudo, a vitamina A é mais eficaz quando consumida sob a forma de alimentos.

4.    Use remédios para queda

Por vezes, quando a queda do cabelo é muito forte e deixa até imperfeições no meio do cabelo, o dermatologista pode indicar um suplemento de ferro, porque a anemia comum durante a gravidez e pós-parto também gera queda de cabelo.

Em caso de dúvida em qual usar, recomendo consultar um dermatologista.

5.    Lave seu cabelo 3x por semana

Evitar lavar e escovar o cabelo mais de 3 vezes por semana ajuda a evitar a queda de cabelo. Além disso, o ideal é usar sempre um pente de dentes largos para pentear o cabelo e desfazer os nós.

A queda de cabelo pára naturalmente, é necessário ser paciente e, nesta fase, é aconselhável evitar o uso de alisadores e secadores de cabelo, mesmo que não esteja a amamentar, porque o fio de cabelo é mais frágil e quebradiço, exigindo mais cuidados.

Seguindo essas dicas você vai recuperar a saúde dos seus fios e brilho intenso do cabelo.