Ao contrário do que muitas pessoas pensam a respeito da Black Friday, ela não é só comemorada na Europa ou na America, a Ásia também resolveu comemorar esse evento tão eufórico e popular. Algumas pessoas pode achar estranho quando pesquisam sobre a Black Friday na China, pois é bem provável que apareça algo como Dia dos Solteiros.

Mas e ai, você sabe porquê essa nomenclatura aparece quando você pesquisa sobre a Black Friday chinesa? Ainda não? Continue conosco para saber sobre essa novidade inusitada.

11 de Novembro – Dia dos Solteiros Chinês

Assim como nos outros países, as datas comemorativas costumam ser diferentes uma das outras, o dia dos pais e das crianças são ótimos exemplos disso. Na China não é diferente. O evento Black Friday não é reconhecido por esse nome entre os asiáticos pelo simples fato do evento acontecer dia 11 de Novembro, na mesma data que é comemorado o Dia dos Solteiro onde varias empresas e lojas de eletrônicos abaixam os preços com promoções e descontos nos produtos, o que faz a maioria da população correr nas lojas e aproveitar o baixo valor dos produtos. Ou seja, semelhante ao que acontece dia 29 de Novembro aqui no Brasil, onde é comemorado o evento da Black Friday. Acredite, é muito confuso de entender quando não se sabe o porquê desse nome, mas depois que a gente descobre tudo fica claramente explicado!

Isso é um ótimo exemplo para você entender melhor sobre algumas nomenclaturas dadas à alguma data que não é familiar para você, e saber que a cultura de diversifica a cada passo que dados e ela está se aflorando gradativamente conforme os dias vão se findando.

Por falar em datas não familiares, vamos conhecer um pouco mas sobre o Dia dos Solteiros?

 

Dia dos Solteiros: justiça aos solteiros.

 

A origem dessa data é algo bem prematuro que se iniciou no ano de 1993, há 26 anos atrás, através de estudantes da Universidade de Nanquim que acharam justo fazerem um evento contrário do dia dos namorados para os solteiros poderem também comemorar alguma data especifica para eles.

Como toda brincadeira, é claro que ninguém achava que isso iria ter um longo repertório e fama na Ásia. Alibaba, dono do gigante varejo chinês AliExpress, achou muito interessante essa atitude dos universitários e resolveu entrar nesse novo evento, anunciando produtos na promoção em nome desse evento indiretamente criado, em 2003. O evento acabou se tornando tão famoso que através de Alibaba o Dia dos Solteiros acabou se tornando a “Black Friday” chinesa.

Uma curiosidade muito legal é sua data de origem, 11/11, que também foi planejada em homenagem aos solteiros já que o numero 1 não é um numero composto por outro, mesmo quando se trata do numero se repetir duas vezes como no caso da data. Genial como algumas pessoas podem ter tamanha criatividade e planejamento!

Outra coisa muito interessante foi o lucro que esse evento deu às empresas. Para você ter uma ideia, a Black Friday Chinesa chegou a faturar cinco vezes mais do que a Black Friday comum, conseguindo faturar R$14,3 milhões em 2015.

Se você por curiosidade você procurar por “Black Friday Chinesa” no dia 11 de Novembro, você pode perceber que várias outras lojas aderiram esse evento oriental como uma pré-Black Friday, baixando os preços dos produtos e dando lucro já antecipadamente.