Com o mundo cada vez mais ecológico e sustentável é preciso entrar nessa onda tanto para preservá-lo para gerações mais futuras como para economizar o seu dinheiro. Neste artigo separamos diversas dicas inteligentes para economizar na sua conta de água.

Reutilizar a água da máquina de lavar

Muitas tarefas do nosso dia-a-dia não precisam que seja utilizada água limpa como jogar água na calçada, lavar um veículo ou até regar plantas. Uma dica de ouro pode ser colocar um recipiente na saída de água para guardar essa água e reutilizá-la mais tarde.

Não use mais a mangueira para enxaguar áreas externas e o carro

Você tem opções mais inteligentes de economizar água utilizando um balde com água parada do que utilizando uma mangueira com o jato contínuo. Para se ter uma noção, você gasta apenas 60 litros de água para encher um balde enquanto uma mangueira ligada por 30 minutos acaba gastando 560 litros. A calçada sempre vai estar suja, então para limpá-la você pode usar nossa dica um sobre reutilizar a água da máquina de lavar ou fazer do modo antigo mesmo, utilizando uma vassoura.

Gaste menos tempo no banho

Quanto menos tempo no banho você passar, mais água e energia vai economizar. Cada banho de 15 minutos gasta em média 135 litros enquanto um de apenas cinco minutos e utilizando a tática de fechar o chuveiro enquanto passa o sabonete ou shampoo e condicionador tem o poder de reduzir esse consumo para 15 litros.

ztPzEXS a 3f7IvmdW5U mue1CLWhZmQ6IQm3CaYUHyFDYplynJ0BVb RMbZY 04cUBuIY9Ha9uXoGKqpXEmpsa5 CZP85NaSXjtT9cAGG0ZY1PZExji8lukeaf30xspVCCiDtn9 - Dicas inteligentes para economizar na sua conta de água

Fechar a torneira ao escovar os dentes

Assim como tomar banho, escovar os dentes é um hábito diário de mais frequencia, pois se você está fazendo isso certo, vai escovar seus dentes por pelo menos 2 a 3 vezes por dia. A cada cinco minutos com a torneira do banheiro aberta gastam-se 12 litros de água. Agora multiplique isso por 30 dias e ainda por 2 a 3 vezes, enquanto que se você fechar a torneira para escovar o dente e só enxaguar a boca, você reduz esse gasto para 0,5 litros.

4yufglpMbihrezXMavBqccLwDoM ZBkjfXJxzkUav0G 7H8UJC ZCnp5o3LfVUdi0Yq5GZmpzAGq383c asUsp5s45G3leZecbK2XPTTQfIqwMG7PwM0m e5eSjaLDrA5ucK1zAX - Dicas inteligentes para economizar na sua conta de água

Colete a água da chuva

A água da chuva não é mineral, mas ainda assim pode ser utilizada para diversas finalidades como para regar plantas, lavar áreas, molhar panos etc. Uma boa maneira de economizar água é colocar baldes no quintal para coletá-la e utilizá-la dessa forma.

Feche a torneira enquanto lava a louça 

Assim como escovar o dente com a torneira aberta gasta quase 13 litros de água, deixar a torneira aberta enquanto lava louça não te permite economizar água. Você pode organizar a sua louça entre talheres, pratos e copos para que com a organização você abra a torneira menos vezes e consequentemente gaste menos água.

Cqy OFrfpnkyhc MsFHTgF1nvvYzotzkcKJF0cAar6uvm GgrhPvHquYvxEiSc5a5aiiCDEFcfYr8o91OyGGhVUijK1ooRVl oVnbb OS m44qjx6Fdj9NGGZkR8nljhsG9pwnHG - Dicas inteligentes para economizar na sua conta de água

Espere suas roupas e louças acumularem 

Ficar lavando tanto louças como roupas de pouco em pouco pode ser uma péssima maneira de não conseguir economizar água. o ideal é esperar um período como uma semana por exemplo juntando diversos desses bens para lavar tudo de uma vez.

Descongelar seus alimentos na parte de baixo da geladeira

Muitas pessoas ainda descongelam seus alimentos dentro da água ao invés de fazer isso da maneira mais comum que é tirando do congelador e colocado na parte de baixo da geladeira. Isso não é nada inteligente e te impede de economizar água.

Deixe um balde embaixo do chuveiro enquanto a água esquenta

Não precisamos nem dizer que o chuveiro é um grande vilão que te impede de economizar água e se você é daqueles que gosta de um banho quentinho e não consegue nem entrar debaixo d’água enquanto ela ainda está esquentando, uma das dicas que você pode seguir para economizar água é colocar um recipiente para que essa água inicialmente despejada seja reutilizada para outra finalidade, pois a água do chuveiro é bastante limpa e você está perdendo dinheiro se desperdiçá-la.

Use menos água na hora de cozinhar

Uma das maneiras de economizar a água pode ser regrando sem uso na hora de cozinhar. Muitas pessoas utilizam muita água seja para lavar alimentos e verduras as colocando na água corrente. Uma das dicas para driblar essa estratégia na cozinha é colocar as verduras no pote com água e cloro pois elas terão um efeito até superior na hora de higienizar o seu alimento.

Faça xixi na hora do banho 

Sabemos que muitas pessoas vão achar isso nojento mas saiba que não é e é uma ótima estratégia de economizar água. Água corrente do banho pode ser um ótimo tanto para se limpar como para fugir ele gastar os 30 litros que você normalmente gastaria ao dar uma descarga no banheiro. 

Chamar um encanador para checar vazamentos. 

Sabemos que agora a febre que as pessoas têm resolver seus problemas com o auxílio do YouTube ou sendo autodidatas. mas isso pode ter um grande impacto se você resolver mexer com o encanamento de não tiver nenhum talento para isso. se você perceber qualquer anormalidade na sua casa o ideal é chamar um profissional. Mal se sabe mas é impressionante o impacto de um vazamento no desperdício pois uma torneira que pinga diariamente pode gastar até 46 litros o que equivale a 16000 litros no ano.

Instalar redutores de vazão de água nas torneiras e chuveiros

Essa dica é bem auto explicativa pois esses dispositivos acabam reduzindo um fluxo excessivo e desnecessário de água fazendo com que você economize mais mesmo que inicialmente tem que fazer um pequeno investimento para  isso.

Preserve a água da piscina.

sabemos que essa dica não é acessível a todos pois nem todo mundo tem uma piscina em casa mas se você é privilegiado dessa forma o ideal é que você já tenha instalado uma bomba e um filtro devidamente instalados por um profissional pois eles são essenciais para manter a água limpa bem como evitar vazamentos além de ser extremamente importante cobrir a piscina para evitar uma evaporação de água desnecessária e você ter que acabar a enchendo novamente.

18WUvk0BM8yhqd7 RdZRIAhhW0CpJze7XgV6luMUjOW9q b44rJhXWQVVvVh0HFICp5t04 Tx21WUrBBJIZcrjxQ9nKnbp4c iFzu02m09mlSckBrGtHosUxk3kN78qk2ttBygm9 - Dicas inteligentes para economizar na sua conta de água

Instalar telhados verdes com cisterna para armazenamento de água.

O mundo e as empresas cada vez mais vem buscando diversas alternativas de produtos que possam ser mais verdes e auxiliar na economia dentro de casa. Atualmente existe o que se chama de telhados verdes que capitão Águas da chuva por exemplo e as água pode ser reaproveitada em descargas e outras finalidades que não exijam um grande nível de pureza da água.

Nve021eu5lvxAG64ksIKhBj4W4F6aswVoJfPkyThd9OYiTQk1rbJcun6E C6pW z8lw0MmmsS07rtUpFXd8FGybCyMFJmtmGQORBw3El0LDtbuM06emek9oFQc1O2XZBjNebF4qi - Dicas inteligentes para economizar na sua conta de água

Substituir as descargas de casa por modelos inteligentes. 

Sabe-se que as descargas comuns gasta muita água e por isso temos até uma dica de fazer xixi durante o banho. se você tiver um dinheiro sobrando uma das dicas para economizar água pode ser investir em uma mais tecnológica como é o caso das descargas duplas que utilizam apenas de 3 a 6 l cada vez que são utilizadas O que é um valor bem inferior aos 30 litros utilizados normalmente