Quando chega essa época do ano, muitas pessoas passam horas tentando entender como declarar o imposto de renda, e em 2021 não seria diferente.

Principalmente porque 2020 foi um ano financeiramente diferente para muitas pessoas. Mas, não é tão difícil assim.

Em geral, você precisa saber se você precisa fazer a declaração. Uma vez sabendo que precisa, muito do processo é bem explicado, apesar de parecer complicado.

Então, continue lendo para saber como declarar imposto de renda em 2021 e quais as diferenças na declaração desse ano.

Como declarar o imposto de renda 2021?

Chegou aquele momento do ano em que temos que fazer a tão temida declaração de imposto de renda.

Até o dia 30 de Abril de 2021, todos devem ter enviado a declaração e acertados a sua conta.

Lembrando que se você estiver na lista das pessoas que precisam entregar posto de renda e não entregar, você deverá pagar uma multa.

Todo ano ocorrem mudanças na declaração de imposto de renda e em 2021 não seria diferente.

Uma novidade muito importante é que pessoas que se beneficiaram do auxílio emergencial de 2020, que tiveram rendimento tributável acima de R$ 22.847,76 no ano precisam fazer a declaração.

Sem contar que precisarão também devolver os valores que receberam no benefício. Ainda, as restituições serão pagas do mesmo jeito que no ano de 2020, mais cedo, em 5 partes, começando já no final do mês de Maio.

Se você tem imposto para restituir na sua declaração, você pode agora utilizar o mecanismo de conta de pagamento, além da conta corrente e de poupança.

Outra novidade é a adição de 3 tipos de ativos de criptomoedas na hora de declarar os seus bens, caso você tenha ganhos desse tipo.

Então, você irá precisar de alguns documentos para abrir a sua declaração de imposto de renda, como:

·       Comprovante dos rendimentos do ano: podendo ser gerado por empresas, no caso do salário, ou também de aplicações em bancos. É importante guardar todos que você tiver.

·       Comprovante de despesa: Você precisa ter um comprovante com seus gastos básicos, para você, e sua família, em médico, hospital e instrução.

Preencher o Programa Gerador de Declaração

O primeiro passo é ir no site da Receita Federal e baixar o Programa Gerador da Declaração , PGD IRPF 2021, para preencher a sua declaração.

Há também a opção de fazer isso por aplicativo no seu smartphone. É um programa muito simples de mexer e auto explicativo, com todas as instruções que você precisa para saber mexer.

Você deve ir preenchendo todos os quadros, com todas as informações necessárias. Não esqueça de conferir o status, que irá indicar se tem alguma pendência.

Mas, antes você vai precisar indicar se vai ser uma declaração simples ou completa. A declaração simples serve para quem não teve muitas despesas.

Então, os rendimentos tributáveis têm uma dedução de 20%, limitando apenas até cerca de R$ 17.000,00 de dedução.

Para definir isso, você deve preencher tudo normalmente, mas no final no item de “Opção pela Tributação” e selecionar a que tiver menor alíquota efetiva.

Mas, o que declarar? Muitas pessoas possuem dúvidas do que deve declarar. Então, é importante lembrar que toda fonte de renda deve ser declarada.

Independente se essa fonte de renda veio em forma de salário, prestação se serviço, aposentadoria ou por algum negócio ou investimento.

Além disso, todo dinheiro recebido do exterior também deve ser declarado. Pois, mesmo recebendo dinheiro de pessoa física, esse dinheiro também deve ser informado.

Então, de acordo com a sua declaração, você terá uma dedução no seu imposto. Essa dedução é um valor que vai ser abatido, reduzindo quanto você vai pagar no fim das contas.

Por isso, você deve declarar os seus gastos com saúde, educação e dependentes. Pois, esses gastos podem ser deduzidos do seu imposto de renda.

Depois de enviar tudo, preencher tudo e garantir que não há nenhuma pendência, você pode acompanhar a situação da sua declaração.

Esse acompanhamento pode ser feito no Centro Virtual de Atendimento, na área de “Meu Imposto de Renda”.

Para finalizar

Portanto, no site da Receita Federal você consegue todas as explicações sobre como declarar o imposto de renda em 2021.

Além disso, muitas pessoas optam pelo serviço de um contador online para auxiliar na hora da declaração, e garantir que não está faltando nada.

É uma boa opção para você que se sente perdido na hora de fazer a declaração, sem saber se colocou tudo que tinha que colocar ou não.

E aí, esse artigo foi útil? Se sim, compartilhe também com seus amigos.