Indice
As pessoas que pretendem criar seu próprio negócio online costumam perguntar-se: quanto custa um site simples?
Isso é algo imprescindível nos dias atuais, pois ter um site permitirá que mais consumidores possam encontrar o seu negócio e passará uma imagem de profissionalismo para ele.
Tão importante quanto criar um site para o seu negócio é procurar conhecer mais sobre o novo comportamento dos consumidores perante a pandemia.
A forma como as pessoas comportam-se e compram mudou muito desde que a pandemia da COVID-19 explodiu no mundo em 2020.
Por isso mesmo, esse conhecimento fará uma enorme diferença para que você possa entender como seus potenciais clientes comportam-se e assim conseguir gerar melhores resultados para o seu negócio.
Quer saber tudo sobre o assunto? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!
Entenda o comportamento dos consumidores com a pandemia COVID-19
A pandemia da COVID-19 trouxe muitas mudanças para o mundo, tornando-se o evento global mais marcante nas últimas décadas.
Ela afetou não só a saúde pública, mas também a economia como um todo, fazendo com que muitas empresas fechassem e muitas pessoas perdessem os empregos.
A verdade é que ainda não existem respostas, mesmo após mais de um ano e com a vacinação ocorrendo no mundo, sobre como o mundo dos negócios irá se comportar.
Entretanto, já é possível verificar o comportamento dos consumidores com a pandemia da COVID-19.
As empresas, principalmente aquelas de pequeno porte, acabaram tendo que adaptar-se e adotaram muitas medidas protetivas para evitar contágios e manter-se no mercado.
Isso significa mudanças para o mundo digital, que passou a ser imprescindível em tempos pandêmicos, visto que o distanciamento social fez com que as pessoas ficassem mais em casa.
Os consumidores passaram então a não só mais estar presente na internet para realizar compras, mas também passaram a pesquisar muito mais para conseguir obter as respostas e as soluções para os problemas que possuem.
As mudanças provocaram, então, transformações no comportamento dos consumidores durante a pandemia, e isso é essencial para que as empresas possam conhecê-las mais e possam saber o que fazer e o que evitar.
As mudanças práticas nos comportamentos dos consumidores
Uma rápida pesquisa na ferramenta Google Trends mostra algumas perspectivas e conhecimentos sobre como os consumidores estão comportando-se depois da pandemia.
Há uma maior busca por aquilo que supra as necessidades de momento das pessoas, ao invés de pensar muito no longo prazo, o que pode ser entendido, principalmente, por conta das incertezas e da perda de renda de muitas delas.
As empresas que optam por investir nos anúncios no Google, por exemplo, podem estar tendo prejuízo, pois o valor gasto não chega sequer a valer o preço do clique do usuário.
Isso pode ser explicado, exatamente, por conta do comportamento mais hesitante de muitas pessoas em estar convertendo uma compra, então é possível avaliar que há queda nas taxas de conversão que superam o valor de 10%.
É preciso deixar claro que esse é um cenário que não está presente em todos os segmentos, pois aqueles com produtos mais necessários no momento, como supermercados e as farmácias, apresentam maior conversão.
Esse padrão, inclusive, vai de acordo com aquilo que é mostrado na famosa pirâmide de Maslow, na qual as necessidades básicas estão em primeiro lugar.
E se esse é o padrão do consumidor perante a pandemia no Brasil, como ele está ao redor do planeta?
O padrão é o mesmo e até as grandes empresas, como é o caso da Amazon e do AliExpress, têm reduzido muito o orçamento usado para plataformas de anúncios, como o Google Ads.
Isso deixa muito claro que você deve avaliar se vale ou não a pena continuar investindo nesse tipo de anúncio, impulsionando ou não os seus produtos ou serviços.
Você deve entender que cada caso é bastante específico, mas de forma geral as empresas de pequeno e de médio porte devem verificar se esse investimento vale a pena.
Será que colocar recursos nas plataformas de anúncios é algo bom quando se pensa nos resultados de longo prazo?
Se a resposta for positiva, então você deve manter os investimentos, de acordo com o orçamento disponível.
Conclusão
Como você viu,o comportamento dos consumidores mudou bastante com a pandemia, e é essencial que as empresas possam conhecer mais sobre ele, adequando-se a essas transformações.
Neste texto, ficou muito claro como as pessoas estão convertendo mais os produtos básicos e necessários, como comidas e remédios, e hesitando em realizar compras que não sejam imediatas.
Isso faz com que as empresas precisem rever as suas estratégias, como é o caso dos investimentos em plataformas de anúncios pagos.
Gostou do artigo de hoje sobre o novo comportamento dos consumidores durante a pandemia?