Indice
Para algumas pessoas, fazer viagens a trabalho é algo muito corriqueiro, parte de seu dia a dia. Nestes casos, esses profissionais não costumam arcar com suas próprias passagens. Quem faz essas compras é a própria empresa.
Assim como para um passageiro “comum”, para as companhias arcar com a compra desses bilhetes pode pressionar uma parte considerável do orçamento, principalmente quando se trata de um negócio de menor porte.
Por isso, encontrar alternativas para economizar na compra dessas passagens é muito importante. Pensando nisso, elaboramos um texto com algumas dicas que vão ajudar sua empresa a economizar. Confira.
Faça suas compras com antecedência
Em muitas empresas, as viagens a trabalho são feitas com uma programação bem detalhada. As datas de reuniões, encontros e outros eventos são definidos com meses de antecedência.
Sendo assim, uma boa forma de economizar na compra de passagens aéreas para sua empresa é comprar os bilhetes com muita antecedência. Assim, é possível aproveitar descontos, mesmo em períodos de alta temporada, como férias ou datas especiais.
Pesquise preços
Em geral, as reuniões de trabalho costumam acontecer sempre nos mesmos destinos. Desta forma, é mais fácil saber com certa antecedência quanto sua empresa vai gastar na compra dos bilhetes.
Mas isso não significa que sua empresa deva fazer as compras por impulso, clicando sem pensar no primeiro site de uma companhia aérea. Aqui, vale o mesmo pensamento que o aplicado para as pessoas físicas: pesquisa.
Pesquise com muito afinco e com bastante tempo, em busca dos menores preços. Veja as melhores condições em passagens, de acordo com o tempo de estadia de seus executivos.
Compare os preços
Na hora de fechar a compra das passagens, é fundamental que sua empresa compare os preços dos bilhetes que costuma adquirir com mais frequência.
Um caminho interessante é acessar sites especializados nessa busca. Os portais possuem filtros que tornam a busca mais simples e rápida. Não se esqueça, também, de pesquisar os valores cobrados de acordo com a data do embarque, a companhia aérea e o horário do voo.
Esses fatores podem influenciar no preço final do bilhete, e resultar em uma compra mais barata ou mais cara.
Use as milhas de viagens
Sua empresa costuma fazer as compras das passagens aéreas usando cartão de crédito? Então a companhia pode utilizar as milhas acumuladas em programas de fidelidade para economizar.
Para não perder dinheiro, avalie com cuidado as condições dos cartões de crédito que utilizam e de seus programas de fidelidade ou milhagens. Alguns disponibilizam descontos em passagens áreas e diárias de hotéis, representando uma bela economia.
Cogite emitir passagens em horários alternativos
Outra forma de economizar na compra de passagens para a sua empresa é escolher horários de embarque que fujam do tradicional horário comercial.
Em geral, passagens emitidas para os primeiros horários do dia ou para o período da noite costumam ter pouca demanda, resultando em preços menores na compra dos bilhetes.
Antes de fechar a compra, veja se os executivos que irão viajar poderão fazer o check-in no local em que estarão hospedados ou, ainda, qual o custo para o deslocamento até o destino final.
Avalie o dia do embarque
Na hora de comprar passagens aéreas para sua empresa, o dia do embarque é outro ponto que deve ser levado em consideração, sobretudo quando se tratam de viagens para destinos nacionais.
Nestes casos, embarques às quartas e quintas-feiras tem um valor menor do que em outros dias.
Embora muitas pessoas nas empresas não gostem de ler e-mails, aquelas que estão responsáveis pela compra dos bilhetes precisam se inscrever nas newsletter das companhias aéreas para se manter informados.
Essas mensagens podem trazer ótimas informações para economizar na hora das compras, evitando assim que sua empresa perca dinheiro e permitindo maior planejamento na hora da aquisição, deixando tudo mais simples.
O voo de meu funcionário foi cancelado. O que fazer?
Apesar de todo esse planejamento e economia na hora de comprar as passagens de sua empresa, pode acontecer um imprevisto: o voo ser cancelado.
Caso isso aconteça, é importante que sua empresa tome cuidados para que o incidente não gere um prejuízo desnecessário. Procure a companhia aérea e informe o ocorrido o mais rápido possível.
É importante também que o funcionário em viagem notifique o hotel onde a hospedagem estava agendada, para verificar a possibilidade de mudança da reserva e do compromisso.
Caso a mudança no horário não seja possível e seja necessário comprar uma passagem de última hora, guarde todos os comprovantes da operação, para que o reembolso possa ser solicitado diretamente com a companhia aérea.
Caso queira ver os horários da Infraero voos no Brasil, visite o site da Infraero para saber sobre atrasos, cancelamentos e outros problemas.
Imprevistos, como o cancelamento de voos, infelizmente acontecem. No entanto, com as dicas que trouxemos aqui, sua empresa pode economizar na compra de passagens aéreas, garantindo que suas reuniões ocorram sem qualquer empecilho.