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Você decidiu que vai investir no marketing digital para aumentar as vendas da sua empresa. Traçou uma estratégia com base no marketing de conteúdo e até criou um blog. Contudo, o tráfego ainda está baixo. Suas postagens não têm visitantes, e a empresa não encontrou novos clientes. O que fazer para alavancar seus resultados?
Para que seu blog não fique juntando poeira, é necessário adotar algumas medidas para ser encontrado. É possível ter sucesso na busca orgânica, mas isso demanda mais do que apenas produzir e postar conteúdo.
Abaixo, listamos três dicas práticas para conseguir aumentar o tráfego do seu blog. Os resultados não são imediatos, mas eles com certeza vão surgir conforme a marca for alcançando autoridade e audiência.
Mas, antes de partir para as dicas, relembre o papel do marketing. Sua função primordial é estabelecer contato com o público, e não simplesmente vender. É claro que a partir dessa comunicação é que suas vendas vão acontecer.
Contudo, o marketing parte da premissa de que é preciso estabelecer uma relação com sua audiência, oferecendo a ela conteúdo de qualidade e relevante. Tenha isso em mente ao longo do texto, pois não adianta adotar dicas de alavancar audiência se o que você está entregando não agrega valor ao usuário.
Invista em uma estratégia de SEO
Quantas vezes por dia você faz uma pesquisa no Google? A sua audiência orgânica é aquela que chega até você por meio da procura por palavras-chave em algum motor de busca, como o Google, YouTube, etc.
O desafio é aparecer nas primeiras posições na página inicial dos buscadores, já que são elas que ganharão o desejado clique do usuário.
O Google possui critérios para definir em qual ordem as páginas aparecem após uma busca. O objetivo essencial é entregar ao usuário os melhores resultados, portanto esses fatores de rankeamento acabam atuando, basicamente, em duas frente: selecionar conteúdo relevante e acesso com qualidade.
O SEO (Search Engine Optimization) consiste em técnicas para otimizar seu blog para que ele apareça nas buscas do Google. Abaixo, uma lista de estratégias de otimização.
– Descubra quais as palavras-chave seu público está pesquisando: para isso, você tem à sua disposição várias ferramentas, como Google Keyword Planner, SEMrush e Keywordtool.io. O ideal é combinar os resultados de ao menos duas ferramentas
– Use essas palavras no título e ao longo do texto: há alguns anos, tornou-se habitual a produção de conteúdo usando as palavras-chave “no mínimo tantas vezes”. Pouco importava a qualidade do texto, já que o foco estava na repetição exaustiva das palavras-chave, como se fossem mágicas para rankeamento no Google.
O buscador identificou essa prática e passou a puni-la. Quando a dica é usar palavras-chave, o essencial é que ela apareça no texto de forma natural, sem um número mínimo de repetições
– Construa subtítulos: se o Google procura textos que facilitem ao usuário encontrar a informação que precisa, ele também usa como fator de rankeamento conteúdos divididos em subtítulos. Isso melhora a escaneabilidade para o leitor, tornando a experiência de leitura mais prática do que um único e longo texto
– URL simples: com as palavras-chave do conteúdo; escolha um SEO Title direto e atrativo; construa uma meta descrição atraente. Parece tudo muito técnico? Existe uma ferramenta que te ajuda a otimizar todos esses campos, a Yoast.
Na verdade, essas são basicamente estratégias que tornam a sua página mais “atraente” para o clique do usuário na página do Google. A URL precisa ser direta e explicar exatamente sobre o que o texto se trata.
O SEO Title é o título que vai aparecer para o usuário na página de buscas – e não necessariamente é o mesmo que está dentro do texto. Ele tem um limite de 60 caracteres, já que mais do que isso não cabe na página. A
meta descrição são aquelas informações que aparecem logo após o título e que explicam ao internauta o que ele vai encontrar na sua página – apesar de não ser um fator direto de rankeamento, ela ajuda o leitor a entender sobre o que trata seu conteúdo
– Links externos: o Google também analisa a autoridade do seu blog por meio das indicações que você recebe. Ser linkado por outros endereços que têm boa avaliação do buscador conta pontos positivos para o seu rankeamento.
Contudo,
isso tudo precisa acontecer de forma honesta: vender ou comprar links não é uma
prática legal e pode te render penalizações
Produza conteúdo relevante e diversificado
Você sabe como construir conteúdo relevante para sua audiência? Em primeiro lugar, faça uma pesquisa sobre o seu público e entenda quais são suas dúvidas quando ele faz uma busca no Google.
Mapear as palavras-chave que ele procura e o que seus concorrentes estão oferecendo de resultados para essas buscas te ajuda a compreendê-lo melhor. Assim, é possível direcionar sua produção de conteúdo para resolver essas angústias e dúvidas.
O tamanho dos textos no blog também é relevante. Engana-se quem pensa que o internauta não lê – pelo contrário, textos grandes e que retenham a atenção do usuário são os que alcançam melhor rankeamento.
Mas não adianta fazer um texto com mais de mil palavras se não se tratar de conteúdo que agregue valor e seja aprofundado, certo? Seu leitor só vai ficar no seu conteúdo se de fato você entregar algo a mais.
Além de textos, é interessante investir em outros formatos de distribuição de conteúdo dentro do seu blog. Vídeos, galeria de fotos, podcasts, e-books são ferramentas que te ajudam a oferecer informações de maneira diversificada, agregando valor à sua página.
A
internet é multimídia, e a forma como o usuário consome conteúdo também.
Divulgue nas redes sociais
As redes sociais podem ajudar a aumentar o tráfego do seu blog. A ideia é chamar a atenção do internauta, mas deixá-lo querendo saber mais para que ele clique no post e seja direcionado para seu blog.
Parece difícil? O segredo está em montar títulos e chamadas que prometam aquilo que seu conteúdo oferece, mas sem entregar tudo na timeline da rede social.
Algumas ideias de chamadas: clique aqui e aprenda a fazer uma ceia de Natal prática e gostosa; veja cinco formas de reduzir medidas até o Verão; você conhece a melhor forma de cuidar do pet nos primeiros dias de vida?
Conclusão
Essas três dicas são voltadas para aumentar o tráfego orgânico do seu blog, mas é possível também investir em anúncios que aumentem sua visibilidade, seja nas redes sociais, seja diretamente na página de buscas do Google.
Analise sua estratégia, veja até onde consegue expandir sua audiência de forma orgânica e avalie se vale a pena investir para alcançar maiores resultados. Boa sorte!